18 Abr 2010

A MODELO DA CAPA DE REVISTA

Escrito por: Urariano Mota el 18 Abr 2010 - URL Permanente


A coluna de hoje fala sobre Vanessa de Freitas Jorge, mais conhecida por Malana, modelo brasileira. Malana é negra, elegante, linda e simples como não se vê em uma só modelo.

Nem é preciso lembrar para ela antecedentes ilustres como a bela Dorotéia, de quem Baudelaire dizia que caminhava balançando com indolência o torso tão fino sobre as ancas tão largas, com a cabeça delicada e perna resplandecente e soberba. Não. Para a Malana que vi e ouvi na Festa Literária de Porto de Galinhas, a moldura mais recente é o contexto das modelos que aparecem em capas de revistas.

Em pesquisa banal, em qualquer banca, saltam aos olhos os cabelos louros, longos, finos e clichosos, encontrados em 95% das capas. Não importa o nome da revista: Marie Claire Brasil, Nova, Claudia, Criativa, Elle ou Vogue Brasil. Caberia até uma pergunta: por que as capas preferem as louras? E responder: as não-louras que nos perdoem, mas em todas as capas ser loura é fundamental. Mas minto. Há uma capa em que a modelo tem a pele menos clara, na Marie Claire de novembro de 2004. Olho bem e percebo a coerência entre a fêmea e o título da reportagem: trata-se de Emanuela de Paula para a reportagem “safári selvagem”...

A julgar pelas capas, vivemos num país nórdico. Do frio mais glacial no céu azul. É impressionante como um valor que fere tanto a autoestima brasileira, a beleza de ver e de se ver e não negar a própria cara, ainda resista aos novos tempos que têm Lula como modelo de homem brasileiro. Vanessa de Freitas Jorge, Malana, um de nossos melhores rostos, não é uma anti-Gisele Bündchen. Não vem ao caso, aqui, opor pessoas à grande Bündchen, coitada, que não tem culpa de ter nascido no Brasil. Mas se Gisele tivesse a sua negação, numa forma nacional, Malana seria essa pessoa. Mirem http://www.malana.com.br/

Na variedade de modelos nacionais o tom e a cor gerais são do gênero branco, de origem e preferência alemã. Creiam, na frase anterior não houve ironia, me parece, ainda que tenha usado palavras antônimas na história e civilização brasileira. Paciência. Que os agentes da moda, os olheiros, os bookers descobridores de novas modelos sejam limitados e incultos, com os olhos voltados para o passado, até que entendemos. Que os agentes não descubram a beleza nas ruas, nos ônibus, nos subúrbios, porque sempre vão aos lugares de melhor renda, e por isso não veem nem podem ver alguém como Malana, que aos 13 anos entregava folhetos nos semáforos, isso também compreendemos. É natural. Os olhos têm névoas de preconceito e de classe.

Em uma entrevista para a revista Brasileiros, à pergunta de Alex Solnik, “Você já ouviu bookers dizerem, 'ah, não quero negra e tal', tem esse lance?”, Malana assim respondeu:

Na verdade, pra ser uma modelo você deveria ser boa, independente da cor da pele, do jeito do cabelo, cor de olho e etc., mas infelizmente não acontece exatamente isso. Se você não estiver dentro do padrão exigido, das medidas exigidas, lógico que isso dificulta bastante. Ser negra é mais difícil ainda porque a moda aqui no Brasil se espelha muito na moda europeia, naquela coisinha da pele clara, sabe? Dizem que a roupa cresce mais do que numa pele um pouco mais escura. Então, se conclui que o negro tem um desvalor, um valor menor no mercado do que a pessoa de pele branca, um pouco mais clara”.

Essa é a razão porque, ao passar em uma banca de revistas, ninguém consegue não ver uma face negra, entre tantas claras, brancas, louras e nórdicas. A negra, entre a neve tropical, se destaca. Porque todas as revistas nacionais, melhor dizendo, no Brasil, para ser mais preciso, quando dizem e buscam beleza feminina para a capa, querem apenas dizer, vamos divulgar um rosto que não lembre as ruas sujas, feias e sem educação deste país. Ah, o que perdem. Perdem as Malanas do Rio e de São Paulo, perdem as Brunets de Belém e de Manaus, perdem as rebentações do Recife, perdem todos, que nem sempre recebem uma beleza negra como esta da capa: http://www.revistabrasileiros.com.br/imagens/29/20090707133824_29_capa_375.jpg

Parodiando Baudelaire, dizemos enfim: entorpecido, o mundo esmorece molemente nas capas, enquanto Malana, altiva e forte como o Sol, caminha nas bancas desertas de Brasil, único ser vivo nesta hora sob o imenso azul, pondo sobre a luz uma brilhante mancha negra.

Compartir

  • Eskup
  • Tuenti
  • Meneame
  • Bitacoras
  • iGoogle
  • My Yahoo
  • My Live

15 comentarios Escribe tu comentario

lisi

lisi dijo

Bellísima. El vestuario parece idóneo para mostrarlo. Creo que sólo le sobran los pendientes.

home loans

home loans dijo

Following my own investigation, millions of people on our planet receive the home loans at various banks. So, there's a good possibility to find a student loan in all countries.

Rosita

Rosita dijo

Me parece que están hablando de Sonia Braga, pero no sé si "Gabriela, clavo y canela" fue llevada al cine. Orfeo Negro fue una belleza total. Saludos de Rosita de Su8damérica.-

Rosita

Rosita dijo

"Orfeo negro", fue una coproducción dirigida por el francés Marcel Camus, quien se basó en una obra teatral musicalizada de Vinicius de Moraes. Los actoes (ya muertos, en la pobreza), Breno Mello y Marpessa Dawn. No era Sonia Braga. Me habia equivocado. En mi ciudad tenemos un importante cineclub, la pèrsona que lo dirige es todo un Homero Alsina Thavenet. Rosita de Sudamérica.-

Urariano Mota dijo

De onde vens? Qual a tua cidade, Rosita?
Abrazos.

Rosita

Rosita dijo

Gabriela Clavo y Canela fue dirigida por Bruno Barreto y protagonizada por Sonia Braga. No me había equivocado tanto. Es bastante posterior ( e inferior) a Orfeo Negro. Lo demás está bien. Soy una simple pèrsona de la que algunos guistan reirse, bueno, no tanto.Rosita de Sudamérica.Citade: muy especial.

Rosita

Rosita dijo

Gabriela Clavo y Canela fue dirigida por Bruno Barreto y protagonizada por Sonia Braga. No me había equivocado tanto. Es bastante posterior ( e inferior) a Orfeo Negro. Lo demás está bien. Soy una simple pèrsona de la que algunos gustan reirse, bueno, no tanto.Rosita de Sudamérica.Citade: muy especial.

Rosita

Rosita dijo

¿Mi cidade?
"... línea del río y la calandria,
boya del trigo verde,
corazón de la pampa..." J.P. Saludos. Rosita

Boya del trigo verde

Boya del trigo verde dijo

Ayer en CNN en español un periodista mediocre entrevistó a Mario Vargas Llosa. Para quienes lo hemos leído casi en su totalidad, el reportaje fue una delicia. Este peruno supera la inteligencia y cultura medias, por eso mejor es no opinar, escuchar, pero se puede disentir, obviamente.Lo que me admira es su sentido de la ética, así como lo que me decepciona es la mediocridad de los MCS.

seo service

seo service dijo

You should use the rss submission service "4submission.com", when your aim is to optimize traffic to your website with help of rss submission site.

Rosita

Rosita dijo

Dom Urariano: ayer me enojé también yo con Vargas Llosa por salir en fotografía con J.M.Aznar. ¿Es ud. pariente de Gladys Quiroga de Mota? Mire lo que puse ayer en el blog de Theleme. Rosita.-

biographies essays paper

biographies essays paper dijo

Everybody in the world will look through your hot article to write the great quality research paper or dance essay.

social bookmarking

social bookmarking dijo

Do you realize that seo articles you submit to article directories ought to be non-plagiarized, because it reflects on you website's PR! Search for quality manual article submission linksexperts.com company. Article submissions stuff offered by our specialists are of high quality. Thus, you will definitely have good rating.

Rosita

Rosita dijo

Mire Don Ucraniano Mota que leo su revista en portugués, algo entiendo y Ud. critica muuuucho a Francisco. Esperemos, veamos lo que puede hacer, si es que puede, el envidioso de L.Sandri ya lo está criticando.¡Sinvergüenza! Un cardenal argentino que critique a un Papa argentino . . .Si hasta Cristina entró mala y salió buena. ¿Se habrá confesado durante el almuerzo? Pobre mujer . . .Rosita de L.A.I.

Escribe tu comentario

Si prefieres firmar con tu avatar, haz login

Sobre este blog

Avatar de Urariano Mota

Blog de Urariano

ver perfil

Categorías

Amigos

  • cauci66
  • José Ignacio Izquierdo Gallardo
  • raravis
  • Iván Carmona García
  • Eduardo Montagut Contreras
  • ANTONI RODA JORGE
  • loisdmuras
  • Salvador García Bardón
  • olicarfer45
  • popochan
  • francesclopez
  • Alondra
  • Wesley S.T Guerra
  • Anichi

Fans

  • A.R. (Tucho) Novoa

Ídolos

  • sariow
  • gyantse
  • gillhooley

Suscríbete

Selecciona el agregador que utilices para suscribirte a este blog (también puedes obtener la URL de los feeds):