12 Jun 2012

No Amazonas é assim

Escrito por: Reginaldo Lima el 12 Jun 2012 - URL Permanente

Cynthia Blink /AM-Brasil

O Amazonas-Brasil é mundialmente famoso pela biodiversidade de sua fauna, flora e seus grandes rios. Essa exuberante riqueza natural muitas vezes ofusca, para quem é de fora, a existência do urbano no estado. Por isso, algumas inverdades sobre o modo de vida dos amazonenses ocupam o imaginário popular de quem não conhece a região.
Brincando com esse desconhecimento dos estrangeiros, principalmente nacionais, surge a página no facebook ‘No amazonas é assim ’. A fanpage conta hoje com mais de 33 mil fãs acompanhando o conteúdo de imagens bem humoradas. Elas possuem um formato padrão: título, que é normalmente ‘No Amazonas é assim’, a imagem, que mostra alguma particularidade da cultura amazonense e uma legenda, de acordo com a foto, vezes reforçando os estereótipos e vezes mostrando a realidade.
A página foi criada pelo manauense, Marcus Pessoa, 27. Atualmente, ele mora em Milão-Itália, onde faz mestrado em Design da Comunicação na Politécnica de Milano e trabalha como Moderador de conteúdo online na Zodiak Active. Ele concilia seus afazeres com as atualizações da fanpage. Em entrevista, fala sobre a página, desde o projeto até as consequências da grande repercurssão

Conta sobre a criação da página, como foi da ideia a execução?
Eu apenas me aproveitei da velocidade de informação. Digamos que estava atento ao FB, vi duas páginas com conteúdo similar e aproveitei para regionalizar, acredito que por saudades da minha terra natal.
Hoje em dia existem diversas páginas do gênero, mas acho que a do Amazonas foi a 3ª a ser criada, criei em 26/11/11, logo após as páginas Enquanto isso em Goiás e No Mato Grosso é assim.

Qual a finalidade da página?
Fazer com que as pessoas acreditem naquilo que querem acreditar.
Em linha geral, se uma pessoa acha que aqui só tem jacaré, onças, índios, mato... Ok. Vou te mostrar imagens que talvez na sua cabeça já existam, porém, logo em seguida vou te mostrar uma imagem com que vai fazer esse seu mundinho estereotipado desabar.

Por que acha que a página teve essa grande aceitação? Isso já era esperado?

Sobre a aceitação acredito que pelo simples fato de serem piadas de nós mesmos em um modo nosso de contar, seria diferente se uma pessoa de outro estado fizesse, na verdade seria bem ofensivo, porém, quando você faz piada de si mesmo, você sabe que não ofende. Existe um ditado que diz que você só será plenamente feliz quando aprender a rir de si mesmo.

O que é ser amazonense?
Bem, historicamente sabemos das diversas misturas que ocorreram e ainda ocorrem no nosso estado, e, portanto, acredito que essa mistura nos proporciona vários valores dos quais não nos damos conta, tais como: 1) Humildade - Como não se preocupar tanto com etiquetas, marcas, e não nos importamos em andar de bermuda e chinelo para irmos ao centro ou fazer compras. Estou falando de amazonenses em geral, não aquele pessoal que mora ali no Condomínio Jardins das Américas - na Ponta Negra, porque eles são especiais; 2) Guerreiro - é um povo capaz de se adaptar em qualquer situação e sair bem delas; 3) Pacífico - até demais, por isso o pessoal ‘deita e rola pra cima’ e eles continuam a aplaudir.

Compartir

  • Eskup
  • Tuenti
  • Meneame
  • Bitacoras
  • iGoogle
  • My Yahoo
  • My Live

Escribe tu comentario

Movida Brasileña, es el programa de música de Brasil en Radio más lonjevo de Europa. Nació el 15 de septiembre de 2003 en la famosa emisora del Círculo de Bellas Artes de Madrid a manos de Reginaldo Lima, procedente de la amazonía brasileña, Manaus. Llegó a España en primavera del 99 donde comenzó su carrera musical interpretando temas de Roberto Carlos en el metro de Madrid. Actualmente, el programa Movida Brasileña difunde la música, la cultura y el arte Brasileño a toda España. desde Marzo de 2011 el programa pasó a retransmitirse en ESRADIO, los domingos de 10h a las 12h de la mañana logrando una audiencia más grande todavia. El programa se toma unas vacaciones en 2012 y volverá a emitirse en una de las emisoras del grupo prisa en 2014.

Colabora y escribe en este blog Cynthia Blink desde Manaus, Amazonas.

La Empresa Movida Brasileña S.L Propriedad de Pedro Belandia Bondia y Reginaldo Lima, nació en noviembre de 2009 como agencia de marketing, publicidad. representación de artistas y futbolistas brasileños en España. Ha realizado y colaborado en conciertos, como el de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Toquinho, Ana Carolina, Adriana Calcanhotto, Yamandú Costa, Guinga, Lenine y Lula Galvâo. Actualmente Movida Brasileña está asociada a Soccer Sport Internacional Estamos apenas empezando.

Tags

Amigos

Ídolos

Suscríbete

Selecciona el agregador que utilices para suscribirte a este blog (también puedes obtener la URL de los feeds):